top of page

Noticias

Neste campo pode consultar todas as atividades e dias importantes na nossa instituição.

Memórias ...

9 de Novembro 2024 - Inauguração do nosso Forno
Deus quer, o Homem sonha, a obra nasce.

IMG_6615.JPG
IMG_6647.JPG
IMG_6621.JPG
IMG_6777.JPG
IMG_6673.JPG
IMG_6732.JPG
IMG_6828.JPG
IMG-20251013-WA0003.jpg

A palavra ao nosso Diretor Técnico Hugo Oliveira

Estou há muito pouco tempo nesta Instituição, cerca de mês e meio.

É um desafio que abracei de corpo e alma.

É muito gratificante trabalhar numa Instituição que tem características únicas que fazem a diferença das outras instituições que conheço.

Desde logo a sua estrutura física, os espaços exteriores e interiores, uma política de porta aberta, de grande proximidade com a Família e a Comunidade e, sobretudo, o espírito que anima esta Casa : A cultura, a prática dos Afetos como matriz da Instituição.

Seria bom que as gerações mais jovens se envolvessem nas Direções das Instituições porque  os jovens podem trazer novas ideias e novas abordagens.

Temos imensos projetos para o futuro. Espero fazer parte deles, dar o meu contributo e viver este sonho de que é possível fazer diferente na vida dos nossos utentes.

Memórias ...

Para saber quem somos temos que saber quem fomos!

IMG_5259.JPG

10 de Maio de 2024.
Apresentação da candidatura á Blueotter (Engª. Ana Lopes) para o patrocínio da construção do nosso forno.

IMG_5242.JPG
CamScanner 08-10-2025 19.57 (1).png

Ainda no contexto do nosso aniversário, o que dizem alguns elementos da Direção

Fábio Ricardo Almeida ( Tesoureiro e Técnico de Reabilitação)

 

É um orgulho pertencer a esta Instituição!

São diários os desafios que nos fazem aprender e nos incentivam, cada vez mais, a evoluir, para prestarmos um serviço de qualidade aos nossos utentes.

Queremos que as Famílias e a Comunidade vejam e sintam esta Casa sempre aberta, sempre disponível para acolher, quem de nós precisa.

Como técnico de reabilitação estou muito mais próximo dos nossos utentes !

Os Jovens, regra geral, não se ligam muito a estas Instituições de Solidariedade e até têm medo de trabalhar na área social.

A minha mensagem é muito clara: Todos nós envelhecemos e, por isso, precisamos também que amanhã, alguém cuide de nós com competência e com Afeto, que é a marca desta Casa.

CamScanner 08-10-2025 16.36 (1).png

António Coelho ( Direção)

 

É com muita alegria e responsabilidade que faço parte da Direção desta Instituição que tem como valor principal os Afetos.

Sinto-me muito bem nesta Casa e é uma honra estar no meio dos nossos utentes, que são a principal razão da nossa existência e dos nossos colaboradores que são uma equipa muito competente e profissional.

Este dia de aniversário é uma alegria ainda maior porque veio o nosso Bispo benzer o Lar e a Imagem de Santa Ana, a Padroeira desta freguesia, bem como outras entidades  e convidados como o Sr Presidente da Câmara, o Sr Presidente da Junta de Freguesia e o Sr Diretor da Segurança Social, entre outros. .

Ecos da Imprensa 

30 de Setembro, 2025

 

AtualidadeEntrevista

 

Rosária Santos – Presidente do Centro de Dia e Lar de Santa Ana de Azinha

“Há 33 anos “nasceu” uma Instituição Particular de Solidariedade Social que, com coragem, esperança e muito trabalho, se lançou na missão de cuidar dos mais frágeis”

 

Rosária Santos, Presidente do Centro de Dia e Lar de Santa Ana de Azinha, é natural do Adão, concelho da Guarda. Estudou na Escola Secundária Afonso de Albuquerque, IPBeja, UAb. Nos tempos livres gosta de jardinagem “um espaço de encontro com a natureza e de serenidade interior”.

A GUARDA: O Centro de Dia e Lar de Santa Ana de Azinha celebrou o 33º aniversário no dia 18 de Setembro. Como foi assinalada esta data?

Rosário Santos: A celebração de um aniversário é sempre um momento importante da Vida. Uma Instituição, seja ela qual for, não foge à regra. Tem particular importância celebrar o aniversário uma Instituição que, segundo a sua matriz fundacional está ao serviço da Vida e da vida toda dos que acolhe. Por isso, mantendo o que é a dinâmica habitual da Casa, o ponto alto desta celebração foi, sem dúvida, a tarde, em que juntámos a equipa de trabalho, algumas das entidades convidadas (o Bispo da Guarda, o Presidente da Câmara e o Presidente da Assembleia Municipal da Guarda, o Presidente da Junta de Freguesia, o Pároco de Santa Ana de Azinha e o Pároco de Belmonte, o Diretor da Segurança Social, o Presidente da Udipss da Guarda, a Direção da Federação Nacional das Instituições de Terceira Idade e as Farmácias Holon, entre outros) bem como alguns convidados, sócios e membros da comunidade. Os momentos mais importantes foram, sem dúvida, a bênção do Lar e da Imagem da Padroeira Santa Ana e o contacto pessoal que cada um dos utentes teve com o nosso Bispo, D. José Miguel. Depois um momento mais informal, de partilha e convívio com música e lanche aberto a todos.

A GUARDA: Quiseram ter a presença do Bispo da Guarda por alguma razão especial?

Rosário Santos: A esmagadora maioria dos nossos utentes sempre teve a sua prática religiosa. Temos uma utente que é mãe do pároco de Belmonte que a visita assiduamente e celebra missa. Também o nosso pároco vem com muita regularidade à nossa Instituição e celebra também. Há algum tempo, decidimos mandar fazer uma imagem de Santa Ana e queríamos que, para além de ser a Padroeira da freguesia, fosse também a Padroeira do Lar dos Afetos… O Sr. D. José está há relativamente pouco tempo na nossa Diocese e, entendemos fazer-lhe este convite para vir abençoar o Lar e a imagem de Santa Ana e em boa hora o fizemos. Sentimos a presença do nosso Bispo como incentivo e presença Divina e o seu contacto pessoal com cada um dos nossos utentes, particularmente com os acamados, foi um momento muito intenso e comovente.

Ler também:  Guarda - IPG desenvolve parceria tecnológica com universidade ucraniana para criar drones

A GUARDA: Olhando para trás, qual o balanço destes 33 anos de actividade?

Rosário Santos: Um balanço muito positivo… Há 33 anos “nasceu” uma Instituição Particular de Solidariedade Social que, com coragem, esperança e muito trabalho, se lançou na missão de cuidar dos mais frágeis e responder às necessidades da comunidade. Ao longo de todos estes anos, atravessámos desafios exigentes, ultrapassámos provações e crescemos com a dedicação de colaboradores, voluntários, dirigentes e famílias que sempre acreditaram na nossa Missão. Foram anos de construção, de luta por melhores condições, de reinvenção perante dificuldades e de persistência em colocar as pessoas no centro da nossa ação. Hoje, somos reconhecidos como o Lar dos Afetos – um espaço onde cada utente encontra não apenas cuidados e apoio, mas também dignidade, carinho e pertença. Este percurso é feito de histórias de vida, de rostos e de afetos que dão sentido à nossa existência. Celebrar 33 anos é honrar o passado, valorizar o presente e renovar o compromisso com o futuro ou seja: continuar a servir, com qualidade e humanidade, a comunidade que em nós confia.

A GUARDA: Qual a marca que distingue o Centro de Dia e Lar de Santa Ana de Azinha?

Rosário Santos: A nossa marca identitária é assumidamente o Afeto. Queremos contribuir para que os gestos simples de Afeto que procuramos que sejam prática diária na dinâmica da nossa Instituição possam ajudar a transformar as vidas dos que acolhemos, sendo os rostos de quem acalma a saudade da família, sendo a mão que ampara o último adeus, sempre numa atitude de alma e coração.

A verdadeira grandeza de uma comunidade mede-se pela forma como trata e cuida dos seus, sobretudo dos mais vulneráveis.

A GUARDA: A vossa IPSS é parceira no projecto inovador, o GuardAfetos. Em que consiste este projecto?

Ler também:  Alunos da Faculdade de Medicina da Católica arrancam ano letivo com acção solidária em Seia

Rosário Santos: O projecto GuardAfetos é uma ideia de Serviço de Apoio Domiciliário feito à medida! Pensado à medida das necessidades concretas das pessoas.

O Presidente da Assembleia Geral da nossa Instituição, que é também presidente da Federação Nacional das Instituições da Terceira Idade (FITI), da Assembleia geral da CNIS e Presidente da UDIPSS de Lisboa, viveu e tem família na Guarda. Como investigador social quis, a partir da realidade desta comunidade e desta instituição, conhecer em profundidade a realidade sócio demográfica desta população para, a partir daí definir um conjunto de recomendações que contribuam para que, conjugando a ação social com a saúde, seja possível adequar o serviço de apoio domiciliário às necessidades dos destinatários e respetivas comunidades propondo as mudanças de políticas públicas para que melhor se articulem com o olhar local , de forma inovadora e sustentável.

Este projeto conta com a investigação no terreno, a organização e o desenho da pesquisa e recomendações inerentes a conclusões do ISCSP- Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.
A GUARDA: Este projecto é um desafio e uma responsabilidade para a vossa instituição?

Rosário Santos: Obviamente que sendo o Centro de Dia e Lar de Santa Ana de Azinha o berço da ideia e do nome do projeto GuardAfetos é uma responsabilidade que assumimos com toda a confiança. Sendo simultaneamente, um desafio que nos mobiliza e incentiva enquanto instituição ao serviço desta comunidade.

A GUARDA: Em termos de novos equipamentos, o que é que a instituição está a programar para o terreno contiguo às instalações do Lar?

Rosário Santos: Há algumas ideias para o terreno contíguo ao Lar. Seguramente que serão oportunamente objeto de uma reflexão dos Órgãos Sociais, em primeiro lugar e, depois também em contexto de Assembleia Geral de sócios.

Certamente o que faremos terá sempre em linha de conta a defesa dos superiores interesses da Instituição e apostará também em respostas inovadoras que sirvam a comunidade.

A GUARDA: Outros projectos para a futuro?

Rosário Santos: Sem dúvida que novos projectos, estão no nosso horizonte sendo a Sustentabilidade com Futuro uma das prioridades – implementação de práticas ecológicas e novas respostas sociais, assegurando que teremos um Lar moderno, sustentável e inovador.

unnamed.jpg
unnamed (1).jpg

Ecos da Imprensa 

CNIS, MUNICÍPIO DA GUARDA, FITI E LAR DOS AFETOS ASSINAM PROTOCOLO

GuardAfetos pretende criar um SAD mais eficiente, abrangente e relevante para os utentes

A CNIS, a Câmara Municipal da Guarda, a FITI e o Centro de Dia e Lar de Santa Ana de Azinha, também conhecido por Lar dos Afetos, assinaram o protocolo GuardAfetos, com o propósito de elaborar o Diagnóstico dos Serviços de Apoio Domiciliário prestados pelas IPSS do concelho da Guarda, mas também definir recomendações que visem uma maior adequação destes serviços às necessidades concretas dos utentes, das suas comunidades, procurando prevenir a doença e promover o bem-estar e a saúde dos utentes, numa linha inovadora e sustentável.
A intenção é adequar o Serviço de Apoio Domiciliário a uma população que vive isolada, em habitações, muitas vezes, sem as condições para que a pessoa tome um simples banho, que enfrenta inúmeros obstáculos para conseguir os medicamentos de que necessita. E porque estamos a falar do concelho da Guarda, não é displicente apontar as características climatéricas como um enorme obstáculo para pessoas idosas fazerem a sua vida normalmente.
Nesse sentido, Rosária Santos, presidente da instituição de Santana de Azinha, e José Carlos Batalha, presidente da FITI – Federação das Instituições da Terceira Idade, lançaram a ideia do projeto-piloto de um SAD feito à medida, primeiro, para a população servida pela instituição, mas o objetivo é alarga-lo, de seguida, a todo o concelho da Guarda e, posteriormente ao todo nacional.
A autarquia da Guarda associou-se ao projeto, tendo o edil Sérgio Costa subscrito o protocolo em nome do município, tal como a CNIS, “o grande chapéu desta iniciativa”, como referiu o dirigente Alfredo Cardoso na sessão de assinatura do protocolo.
Há ainda um quinto elemento nesta equação, que pretende implementar o projeto-piloto em Santana de Azinha, que é o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), da Universidade de Lisboa, a quem cabe, agora, proceder à definição do perfil e dos requisitos para o prestador de serviços, no âmbito do Diagnóstico dos Serviços de Apoio Domiciliário do Município da Guarda, um trabalho de inquérito porta a porta.
O valor da prestação de serviços de Diagnóstico dos Serviços de Apoio Domiciliário prestados pelas IPSS do município da Guarda, como a georreferenciação, a abrangência, os recursos afetos, as condições de funcionamento e os perfis de profissionais e de utentes, é de quase 48 mil euros. Este valor é um encargo da Câmara Municipal da Guarda, que deverá ser liquidado: 30% na assinatura do Protocolo; 40% a meio do projeto; e 30% na apresentação final de resultados.
O ISCSP está já a selecionar candidatos para o trabalho de campo, que deverá durar três meses. Os candidatos selecionados colaborarão no desenvolvimento do trabalho de campo, em atividades de recolha de dados quantitativos e qualitativos, bem como na sistematização/preparação desses dados para efeitos de análise e discussão, no âmbito deste projeto. O trabalho de campo será desenvolvido no Município da Guarda (deslocando-se às diversas unidades SAD e freguesias), sob a orientação da equipa de investigação.
No protocolo, assinado no passado dia 27 de agosto, ao Centro de Dia e Lar de Santa Ana de Azinha cabe ser o motor de promoção, mobilização e articulação dos diferentes atores sociais e decisores de vários níveis, conjugando os poderes e os saberes no contexto territorial, designadamente nas freguesias mais rurais, dispersas e desertificadas. Ou seja, a instituição vai ser o ator principal de algo que se quer replicado no futuro.
Por outro lado, à FITI cabe desenvolver o Diagnóstico dos Serviços de Apoio Domiciliário do Município da Guarda, elaborar um relatório final e o Policy Brief, com recomendações especificamente organizadas para o Município da Guarda e, ainda, organizar um Seminário final para apresentação de resultados, na componente científica e produção de conteúdos.
Já a CNIS “obriga-se a estimular e dinamizar a presente investigação, acompanhando o projeto, aprofundando e incentivando a cooperação entre os diferentes atores, levando às diferentes entidades do Estado os resultados que vão sendo obtidos e amplificando e divulgando também as respetivas recomendações”.
Na cerimónia de assinatura do protocolo GuardAfetos, que decorreu nos jardins da instituição de Santana de Azinha e perante utentes, trabalhadores e diversas personalidades locais, Rosária Santos afirmou que “este momento simboliza mais do que um acordo, representa a união de vontades em torno de uma causa nobre, a proteção, o cuidado e a valorização de cada pessoa”, acrescentando: “O GuardAfetos nasce da convicção de que só através da partilha, da cooperação e do afeto é possível construir respostas sociais verdadeiramente humanas e transformadoras”.
“O envelhecimento é um desafio cuja resposta tem de ser dada em rede, de forma articulada entre todos os atores, as autarquias, as instituições e outros”, começou por dizer Fernando Serra, vice-presidente do ISCSP, acrescentando: “Em muitos territórios, não litorais e de baixa densidade, o problema do envelhecimento é muito mais agravado. Há uma lista de espera enorme nas IPSS que apoiam o envelhecimento e, por isso, muitas pessoas não têm outra alternativa senão envelhecerem sós ou acompanhadas por uma pessoa também ela idosa ou sem as competências necessárias para os cuidados necessários”.
Revelando que a agilização dos trabalhos preparatórios para a ida das equipas para o terreno será mais rápida após a assinatura do protocolo, Fernando Serra mostrou-se confiante de que “esse retrato possa ajudar a promover práticas de cuidados domiciliários mais eficientes, abrangentes e relevantes para as pessoas que são seus beneficiários”, sublinhando: “Temos de encontrar outras formas de envelhecimento em casa, com qualidade e dignidade, e oxalá o nosso trabalho possa ajudar a fazer esse caminho”.
Por seu turno, Alfredo Cardoso começou por relevar a importância do projeto GuardAfetos, sublinhando que “este é um projeto muito mais vasto do que a instituição que o acolhe”, revelando que já há instituições à espera de resultados para poderem reproduzir o projeto: “Em Quiaios, na Figueira da Foz, estão ansiosos para ver o êxito deste projeto para o poder replicar”.
Ciente da importância que o GuardAfetos pode desempenhar na desejada e necessária alteração de funcionamento do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), o dirigente da CNIS sustentou: “Este projeto não pode falhar, porque é um projeto-piloto, mas tem a chancela da Academia e a população dá garantias e os parceiros dão garantias. Num momento em que mais 84 mil idosos passaram a aceder ao Complemento Solidário para Idosos (CSI), o SAD é a resposta adequada para manter a coesão social”.
Como um dos grandes instigadores da ideia do GuardAfetos, José Carlos Batalha a primeira palavra que dirigiu aos presentes foi “gratidão, desde logo, a esta casa, a esta região e a estas gentes”.
Enfatizando o carácter inovador do projeto, o presidente da FITI lembrou que tudo surgiu porque “era importante olhar para o Serviço de Apoio Domiciliário de forma diferente daquele que é o paradigma do serviço” e que passe a conjugar “serviço social, da alimentação, da higiene, da preparação e da medicação, com o olhar da saúde, atuando também para prevenir a agudização da doença”.
A grande virtude do GuardAfetos, para José Carlos Batalha é “a conjugação destas duas intenções: o olhar da saúde e o olhar social”.
O edil Sérgio Costa deixou o desafio “para que possamos acelerar este projeto”, porque é política do executivo camarário “desenvolver novas políticas para os nossos idosos”.
“Hoje são os outros, amanhã somos nós”, rematou o presidente da Câmara Municipal da Guarda.

unnamed.png
unnamed (2).jpg
unnamed (1).jpg
unnamed (3).jpg
unnamed.jpg
IMG-20250921-WA0001.jpg
IMG-20250921-WA0002.jpg
IMG-20250921-WA0004.jpg

LER É VIVER A VOAR - Projeto de Voluntariado

 

" Fui acolhida com satisfação desde o primeiro minuto, por toda a equipa e pelos utentes. Parto sempre da leitura de um pequeno texto para  um tema que nos leva a atividades diversas, frequentemente mais  ligadas ao lado cognitivo, mas também com direito a bailaricos e festarolas. E assim, quinzenalmente, pelas 14:30 entro na Instituição que me abre as portas de par em par. Lá dentro, no salão, já me aguardam expectantes. Acolhem-me sempre bem. Os sorrisos, as palavras e os abraços dizem-me, desde logo, que a minha presença é bem-vinda e o meu objetivo que é, única e simplesmente, proporcionar aos residentes momentos aprazíveis que façam a diferença no seu dia, começa desde logo a ser concretizado.

Perguntam-me o que sinto quando entro naquele espaço e olho para aquelas pessoas. Não preciso pensar muito. Sinto que consigo, muitas vezes, providenciar emoções boas e sorrisos no rosto, que lhes trago vida, que lhes faço pulsar o coração de um modo um pouco mais alegre. Sinto que voam para além do espaço físico.  

E eu?  Divirto-me imenso! Aquilo que levo, trago sempre em dobro.

Saio feliz, mas não deixo, por vezes,  de me sentir fragilizada por perceber que a vida daquelas pessoas, tão queridas, seria ainda melhor se pudessem usufruir de mais momentos criados a pensar neles e para eles. Louvo o  facto de esta instituição ter sempre a porta aberta e de isso poder ser a garantia de um bom elo entre a sociedade e a terceira idade.

 

Profª Natércia Monteiro

IMG-20250520-WA0004.jpg

Depois de ter participado no Seminário "QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO...NOVOS OLHARES" realizado pela Câmara Municipal do Sabugal, no passado dia 20 de Junho, o nosso Lar dos Afetos recebeu a visita da Srª Drª Maria João Quintela, figura de reconhecido prestígio nacional e internacional na área do Envelhecimento.

Foi para nós uma honra !

IMG-20250403-WA0001.jpg

Dia dos Avós

26 de julho de 2025

Avós - Ponte dos Afetos

IMG-20250727-WA0002.jpg

Grupo de Concertinas Marotos do fole vieram visitar o Lar dos Afetos.

1000009306.jpg
1000009303.jpg

Fotos de 18.08.2024

Em 2.5 milhões de idosos Portugueses, há quase 3 mil centenários.

No nosso Lar dos Afetos vive a nossa centenária, a nossa guardiã do tempo Estela (Estelinha) Alves que hoje 18 de Agosto de 2025 completa 101 anos.

Partilhamos esta nossa alegria.

"O Mundo só poder ser

melhor do que até aqui

quando consigas fazer

mais p´los outros que por ti."

(António Aleixo)

"O Mundo só poder ser

melhor do que até aqui

quando consigas fazer

mais p´los outros que por ti."

(António Aleixo)

Protocolo do Projecto

GuardAfetos

27 de Agosto,15h

Aqui no Lar dos Afetos

IMG-20250403-WA0001.jpg

Entidades:

Câmara Municipal da Guarda

Fiti - Federação das Instituições de Terceira Idade

CNIS - Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade

Centro de Dia e Lar Santa Ana da Azinha

E

ISCSP - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas

(Universidade de Lisboa)

Saiba mais sobre este projeto pioneiro acompanhando

a nossa página

Destaques:

Sérgio Costa, Presidente da Câmara Municipal da Guarda

"O papel da Câmara neste projecto é incentivar, acarinhar, apoiar , na justa medida das suas possibilidades, estas boas práticas."

Edgar Rodrigues, Presidente da Junta de Freguesia de Santana de Azinha

"Projecto pioneiro, pensado numa IPSS de referência "O Lar dos Afetos" localizado em Santana de Azinha"

José Valbom, Médico

"Ler memórias escritas em rugas caladas.

O idoso no centro do sistema:

para e com o idoso."

Saiba mais sobre este projeto pioneiro acompanhando

a nossa página

Carla Ribeirinho, Professora no ISCSP, Coordenadora da equipa de investigação do GuardAfetos

"... Transformar no compromisso coletivo com o envelhecimento digno em comunidade"

D. José Miguel Pereira, Bispo da Diocese da Guarda

"Animar as comunidades locais é um desafio que perpassa as várias realidades"

Maria João Quintela, Médica

"Os afetos e a presença … são ainda a razão do não desenraizamento de muitos idosos, no fim dos seus dias. "

Saiba mais sobre este projeto pioneiro acompanhando

a nossa página

Assinatura do protocolo GuardAfetos

IMG-20250828-WA0006.jpg

Legenda para a foto: Rosária Santos, presidente da Instituição, Sérgio Costa, presidente da Câmara Municipal da Guarda; José Carlos Batalha, presidente da FITI , Alfredo Cardoso, direção da CNIS. ( Em pé ) Fernando Serra, vice presidente do ISCSP.

IMG-20250828-WA0005.jpg

Saiba mais sobre este projeto pioneiro acompanhando

a nossa página

Consulte a revista da FITI

clique no ícone de cima

Projeto-piloto quer integrar saúde no apoio domiciliário a idosos na Guarda

1000009764.jpg
1000009761.jpg

" Da Montanha: Histórias e Memórias com Afeto"

 

" A riqueza das histórias partilhadas pelos idosos....ampliou a minha compreensão sobre o valor da tradição, da memória coletiva"

 

Mariana Santos

Secretária da Direção

 

( saiba mais em CNIS, MUNICÍPIO DA GUARDA, FITI E LAR DOS AFETOS ASSINAM PROTOCOLO PARA PROJETO INOVADOR )

Clique no ícone para consultar

IMG_4281.jpeg

ANIVERSÁRIO da Nossa Instituição 

18 Setembro de 2025

 

14,30 h - Receção das Entidades Convidadas.

Visita às instalações.

15,00 h - Bênção da Imagem de Santa Ana e do Lar dos Afetos, por S. Exa Reverendíssima o Bispo da Guarda, D. José Miguel Pereira.

O nosso Bispo D. José Miguel Pereira concede nos a honra de visitar a nossa Instituição e proceder a Bênção da Imagem da Padroeira - Santa Ana, bem como do nosso Lar dos Afetos. 

Bem haja Sr. D. José!

Entidades convidadas para o nosso aniversário (18 de setembro), que tem como ponto alto a BENÇÃO DA IMAGEM DA PADROEIRA -SANTA ANA-E DO LAR DOS AFETOS:

  • Bispo da Guarda

  • Presidente da Câmara Municipal da Guarda

  • Presidente da Assembleia Municipal da Guarda

  • Director do Centro Distrital Segurança Social da Guarda

  • Coordenador Unidade Saúde Ocupacional da ULS Guarda

  • Pároco de Santa Ana de Azinha e Vigário Geral da Diocese

  • Pároco de Belmonte

  • Presidente da Junta de Freguesia de Santa Ana de Azinha

  • Presidente da União Distrital das IPSS da Guarda

  • Comandante dos Bombeiros Voluntários da Guarda

  • Comandante do Comando Territorial da GNR da Guarda

  • Fundação Nova Era

  • Farmácias Holon

  • Presidente da ACRASSA 

1000009981.jpg

33º Aniversário

A celebração de um aniversário é sempre um momento importante da Vida. . Tem particular importância celebrar o aniversário de uma Instituição que, segundo a sua matriz fundacional, está ao serviço da Vida e da vida toda dos que acolhe.

O momento mais importante foi, sem dúvida, a Bênção  do Lar e da Imagem da Padroeira, Santa Ana .

Sentimos a presença do nosso Bispo como incentivo e presença Divina e o seu contacto pessoal com cada um dos nossos utentes, particularmente com os acamados, foi um momento muito intenso e comovente.

Celebrar 33 anos é honrar o passado, valorizar o presente e renovar o compromisso com o futuro ou seja: continuar a servir, com qualidade e humanidade, a comunidade que em nós confia.

Foi deveras importante o encontro da equipa de trabalho ( a atual e a que está ligada à história destes anos de vida) .

Sentimo-nos particularmente honrados porque os responsáveis autárquicos quiseram estar também com  quem, com  gestos simples de Afeto que procuramos que sejam a prática diária  ajudam a transformar as vidas dos que acolhemos, e são os rostos de quem acalma a saudade da família,  a mão que ampara o último adeus,

Com o espirito de entrega, de compromisso e de responsabilidade procuraremos continuar a fazer o Bem, sempre mais bem feito!

IMG-20250921-WA0003.jpg
IMG-20250921-WA0000.jpg

Destaques de um Projeto de VOLUNTARIADO

 

Profª Natércia Monteiro 

 

LER É VIVER A VOAR !

 

"Sou Voluntária no Lar dos Afetos.....

Aquilo que levo, trago sempre em dobro!"

 

" A vida daquelas pessoas tão queridas, seria ainda melhor se pudessem usufruir de mais momentos criados a pensar neles e para eles"

bottom of page